A campanha Setembro Verde é muito importante para nós do INEB e para as pessoas que aguardam um transplante. Pois neste mês, focamos na conscientização a respeito da doação de órgãos e no esclarecimento de dúvidas sobre o tema.

O transplante de rim é uma opção para os pacientes com doença renal crônica avançada, se não houver contraindicações em seu quadro de saúde. Em 2019, foram realizados 6.323 transplantes de rim no Brasil, segundo dados das Centrais Estaduais de Transplantes e Ministério da Saúde.

No entanto, ainda há muitas pessoas que aguardam pelo transplante. De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), das 38 mil pessoas da fila de espera, 66% são para transplante renal.

A doação de um rim pode ser realizada em vida, em caso de parentes até quarto grau ou cônjuges. Não parentes, só com autorização judicial. E, no caso de um falecido, a doação é realizada com autorização da família, por isso é importante conversar com familiares e avisá-lo sobre o desejo de ser doador de órgãos. Uma pessoa pode salvar, no mínimo, outras 10 que aguardam por órgãos e tecidos.

Confira o vídeo do INEB para o Setembro Verde. Vamos fazer a nossa parte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *