O friozinho do inverno pede comidas mais quentes para aquecer o corpo, principalmente sopas e caldos, um dos queridinhos da estação. Para os pacientes renais que adoram esse prato, temos algumas dicas para aproveitar respeitando a restrição hídrica e mantendo os níveis de potássio e fósforo, que podem ser encontrados em alta quantidade em alguns vegetais.

É indicado sopas caseiras, com verduras e legumes, evitando o consumo das industrializadas, uma vez que são muito ricas em conservantes e sódio.

Essas verduras e legumes devem ser cozidas por 10 minutos para reduzir o potássio de sua composição. Descarte a água do cozimento, pois o potássio é solúvel em água e a troca garante a redução desse nutriente. Se for utilizar leguminosas como feijão, ervilha, lentilha ou outras, deixe de molho por 8 horas e, antes de utilizar na sopa, cozinhe por 10 minutos.

Agora que você pegou as dicas, confira as receitas do livro “Cozir – Cozinhando para pacientes com insuficiência renal”, organizado pela nutricionista Fernanda Cecília Dias Chula (@fernandachula_nutri), que separamos especialmente para você.

 

CALDO DE MANDIOCA

INGREDIENTES

5 xícaras (chá) de mandioca picada

½ kg de carne magra em cubos

6 copos de água filtrada

½ cebola média picada

2 colheres (chá) de alho desidratado

½ colher (chá) de tempero caseiro

½ colher (chá) de sal

Salsinha e cebolinha a gosto

1 colher (sopa) de óleo de soja ou milho ou girassol

 

MODO DE PREPARO

Antes de iniciar o preparo desta receita, cozinhe a mandioca por 10 minutos e jogue a água do cozimento. Em seguida, na panela de pressão, cozinhe-a na água com o sal por 15 minutos. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador até formar um purê. Reserve. Tempere a carne com o tempero caseiro e refogue no azeite, com o alho e a cebola. Deixe cozinhar e dourar. Passe no processador ou liquidificador para que os pedaços fiquem bem pequenos. Na mesma panela que a carne foi refogada, acrescente o purê da mandioca e mais água se necessário. Deixe ferver e pronto.

 

 

CALDO DE FEIJÃO MEXICANO

INGREDIENTES

½ kg de feijão roxo ou jalo

2 folhas de louro

½ kg de carne moída (250 gr carne de boi e 250 gr carne de porco magra)

2 colheres (chá) de tempero caseiro

1 pimentão vermelho picado

½ pimentão verde picado

3 dentes de alho picados

1 cebola média picada

Salsinha, cebolinha, sal de ervas e pimenta a gosto

 

MODO DE PREPARO

Antes de iniciar o preparo desta receita, certifique-se de que o feijão passou pelo processo de cocção (8 horas em molho na água). Cozinhe o feijão na pressão com as folhas de louro por 20 a 30 minutos. Em uma panela, refogue a carne moída com o alho, a cebola e 1 colher de tempero. Não precisa usar óleo. Acrescente o pimentão. Deixe cozinhar um pouco e coloque o feijão com o caldo, o restante do tempero, o sal, mantendo no fogo até engrossar.

 

CALDO DE FRANGO

INGREDIENTES

1 kg de batata

½ kg de cenoura

½ kg de peito de frango desfiado

½ colher (chá) de tempero caseiro

3 dentes de alho picados

1 cebola média picada

2 colheres (chá) de sal

1 xícara (chá) de milho verde cozido (1 a 2 espigas de milho)

1 colher de sobremesa de óleo de soja ou molho ou girassol

Pimenta a gosto

 

MODO DE PREPARO

Antes de utilizar as cenouras e as batatas, cozinhe por dez minutos. Despreze a água do cozimento. Volte a cozinhá-las até ficarem macias. Bata no liquidificador com o milho verde, formando um purê. Reserve. Tempere o frango com ½ colher (chá) de tempero caseiro e refogue junto com o alho e a cebola. Acrescente o purê, o sal, água até dar consistência de caldo e deixe ferver para engrossar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *