Apesar das comemorações deste ano estarem diferentes, por conta das medidas para evitar aglomerações e a propagação do novo coronavírus, nada impede de levar os pratos típicos de festas juninas para dentro de casa e curtir na companhia da família! O que não pode é faltar animação e momentos de otimismo ao som de uma boa música típica.

 

O que está liberado?

Por ser uma comemoração anual, os pacientes renais são orientados a apreciá-la, mas sempre com cautela, pois muitos pratos típicos, feitos principalmente com amendoim ou coco, são muito ricos em fósforo e potássio.

No entanto, canjicas, doces de abóbora ou mamão, bolos de mandioca, milho, fubá ou farinha de trigo podem ser apreciados com moderação, para se aproveitar o bom sabor da festa! Pipoca e milho cozido também são ótimas pedidas, mas priorizando a adição de temperos naturais, com pouco sal e sem manteiga.

Reunimos algumas receitas especiais juninas para os pacientes renais, extraídos do livro “Cozir – Cozinhando para pacientes com insuficiência renal”, organizado pela nutricionista Fernanda Cecília Dias Chula (@fernandachula_nutri). Confira abaixo:

 

BOLO BEM AMADO

INGREDIENTES

2 ovos

2 claras

2 colheres (sopa) de margarina sem sal

1 xícara (chá) de açúcar

3 xícaras (chá) de fubá

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de suco natural de laranja

1 colher (sopa) cheia de fermento em pó

 

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador os ovos, as claras, a margarina e o açúcar. Acrescente o suco, alternando com o fubá e a farinha de trigo. Coloque o fermento em pó. Coloque em uma forma redonda untada e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 45 minutos.

Observação: pode-se utilizar laranja serra d’água para reduzir o potássio da receita e adoçante em caso de pessoas diabéticas.

**

 

BOLO DE MILHO

INGREDIENTES

1 ovo

2 claras

½ copo (americano) de açúcar

½ copo (americano) de óleo de soja

2 copos (americano) de farinha de milho ou milho cozido

1 ½ copo (americano) de suco natural de abacaxi

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

Canela a gosto

 

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador o açúcar, o ovo e as claras. Acrescente o suco, a farinha de milho, o óleo e a pitada de sal. Adicione o fermento. Coloque numa forma e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 30 minutos. Depois de pronto, acrescente canela.

Observação: pode-se utilizar adoçante em caso de pessoas diabéticas.

**

 

PÉ-DE-MOLEQUE SEM AMENDOIM

INGREDIENTES

2 copos (americano) de açúcar

½ copo (americano) de rapadura picada

1 copo (americano) de flocos de arroz

½ copo (americano) de água

 

MODO DE PREPARO

Coloque em uma panela a rapadura, o açúcar e a água. Mexa até ferver e formar um melado que solte do fundo da panela. Adicione os flocos de arroz e retire do fogo. Misture rápido. Despeje em uma forma untada com margarina e corte rapidamente. Corte em pedaços pequenos.

Observação: embora a receita possua menor quantidade de potássio e fósforo que a receita tradicional de pé de moleque, o consumo indicado é de um pedaço pequeno. A rapadura possui alto teor de potássio e não deve ser consumida no dia a dia.

**

 

BROINHA DE FUBÁ DE CANJICA

INGREDIENTES

½ copo (americano) de óleo de soja, milho ou girassol

1 copo (americano) de água filtrada

½ copo (americano) de açúcar

1 colher (café) rasa de sal

3 ovos

3 copos (americano) de fubá de canjica

 

MODO DE PREPARO

Bata os cinco primeiros ingredientes no liquidificador. Acrescente o fubá e mexa. Enrole as broinhas e asse em forno preaquecido por 30 minutos. Para broinhas temperadas, não adicione açúcar, acrescente um pouco mais de sal e adicione salsinha, cebolinha e pimenta calabresa desidratada.

Observação: pessoas diabéticas podem dar preferência à broinha temperada.

Um pensamento em “Delícias juninas: como aproveitar com consciência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *