A médica nefrologista do INEB Brasília, Isabela Novais, participou do programa Revista Brasil (EBC Rádios), no qual falou dos cuidados que o paciente renal crônico deve ter durante a pandemia. A entrevista pode ser ouvida aqui.

Além disso, a médica abordou outros temas pertinentes, como a importância de os pacientes crônicos manterem seus tratamentos durante a pandemia, formas de fortalecer o sistema imunológico e demais dúvidas sobre a Covid-19.

Para a nefrologista, os pacientes com algum grau de doença crônica já possuem a imunidade reduzida e assim entram no grupo de risco para o desenvolvimento de quadros mais graves da Covid-19.

Além disso, esses pacientes podem ser portadores de outras doenças que estão no grupo de risco, como a hipertensão e diabetes, principais causas da insuficiência renal.
Esses pacientes com patologias crônicas, como os renais, não devem interromper seus tratamentos para que mantenham a doença sob controle. Precisam ter todos os cuidados necessários, dentro e fora da clínica.

Corpo fortalecido
É muito importante fortalecer o corpo neste momento, aumentando a resposta do organismo caso ocorra o contágio, mantendo a hidratação, um sono de qualidade, evitando medicamentos sem prescrição médica, tendo uma alimentação saudável e praticando exercícios físicos em casa. No caso de pacientes com doenças já existentes, o controle também permite que não haja queda da imunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *