Na equipe multidisciplinar do INEB Brasília, o assistente social desempenha uma função fundamental de apoio junto ao paciente e seus familiares.
É ele que identifica a situação socioeconômica (habitacional, trabalhista e previdenciária) e familiar dos pacientes renais, de forma que possibilite tomadas de ação para garantir o acesso aos serviços e aos direitos da seguridade social, assistência, saúde e previdência.
Como previsto no Código de Ética dos profissionais desta área, o posicionamento do assistente social é “a favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática”.
O profissional também promove um fortalecimento de vínculos com os familiares dos pacientes, tornando-os parte do processo de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde. Em visitas e abordagens individuais ou grupais, também trabalha as determinantes sociais da saúde dos pacientes, familiares e acompanhantes.
Além disso, compete ao exercício da assistência social o compromisso com a qualidade do serviço prestado aos pacientes, bem como realizar visitas institucionais, quando necessário, com objetivo de conhecer e mobilizar a rede de serviços para a garantia dos direitos sociais.
Nesta sexta-feira, 15, Dia do Assistente Social, deixamos nossa homenagem à profissional Cleide de Vasconcelos Lima, que compõe nossa equipe, auxiliando os pacientes nessa caminhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *