Muitas pessoas se questionam se é verdade que no verão aumenta a incidência de cálculo renal. É verdade! O que ocorre é que nesta época do ano é normal que se transpire mais e se perca mais líquidos, mas muitas vezes não bebemos água suficiente, prejudicando a hidratação do corpo.
Consequentemente, deixando a urina concentrada e não eliminando as substâncias, contribuímos para a formação dos cálculos. Há outros fatores que colaboram para esse quadro, como a alimentação rica em sódio e a predisposição genética.
A incidência pode ter um aumento de 20 a 30% e é mais comum em homens, embora toda a população deva se prevenir.

Como evitar?
Como já falamos na página, os cálculos renais se formam a partir de diferentes substâncias, como o oxalato de cálcio, ácido úrico, estruvita e cistina. Entre suas principais causas estão alimentação rica em sódio, pouca ingestão de líquidos e excesso de álcool.
Evitar esse problema não apenas no verão, mas em todas as épocas do ano, não é nada complicado. É basicamente realizar mudanças na alimentação, incluindo verduras, legumes e frutas no cardápio, além de diminuir o uso do sal e optar pelos temperinhos naturais para saborizar esses alimentos. Outra dica é ingerir bastante líquidos, como água e sucos de frutas cítricas, que auxiliam na prevenção dos cálculos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *