O fim de ano é também o período de férias para muitas pessoas. Isso significa relaxar e tirar o “atraso” principalmente do sono. Sabemos que ter uma boa noite de sono pode auxiliar em nossa saúde física, mental e emocional, prevenindo inclusive doenças e fortalecendo nosso sistema imunológico. O cérebro também é beneficiado, auxiliando na manutenção da nossa memória, descartando as menos úteis e contribuindo para o armazenamento de outras.
Isso porque quando dormimos, não apenas descansamos, mas também há uma espécie de “limpeza” de toxinas que acumulamos durante o dia.
Quando o sono não é de qualidade, aumenta os riscos de doenças como hipertensão, infarto, derrame, obesidade e até diabetes.

Como podemos melhorar a qualidade do sono?
Há algumas dicas de como podemos melhorar a qualidade de nosso sono, como alimentação leve antes de dormir, cortando gorduras e carboidratos, evitar bebidas com cafeína à tarde ou à noite, como o café, que pode ficar no organismo por horas, criar uma rotina para dormir e realizar exercícios 3 horas antes de dormir.
Evitar celular e TV ligada e manter o quarto com baixa luz e silencioso também pode auxiliar em uma boa noite de sono.
No entanto, se a pessoa sofre com insônia, é necessário realizar o tratamento, que une um conjunto de medidas desde terapia até mudança de hábitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *