Priorizando sempre a qualidade de vida do paciente renal crônico e oferecendo meios para que ele e os familiares se adaptem cada mais à rotina dialítica, o INEB Águas Claras, por meio de sua equipe multidisciplinar, realizará a primeira edição do projeto Família em Foco no dia 25 de junho, às 18h30.

A ideia do projeto Família em Foco surgiu em uma reunião da equipe multidisciplinar do INEB, na qual a adesão e a qualidade de vida do paciente eram o assunto em pauta. Como explica a idealizadora do projeto, a psicóloga Raquel Porcellis, após o diagnóstico da doença renal crônica e o início do tratamento ao que são submetidos, indivíduos e familiares vivenciam uma série de mudanças que irão afetar diretamente sua qualidade de vida, exigindo que os mesmos se adaptem à nova condição.

“O modo de enfrentamento depende, entre outros, dos recursos que cada família dispõe, sendo necessário uma reorganização doméstica, visando auxiliar o paciente na sua adaptação a essa nova fase”, ressaltam.

Neste processo, o apoio profissional torna-se muito importante, afinal, ao estar informada e amparada, a família tem formas de auxiliar o paciente e oferecer o apoio necessário para a adaptação, tornando-se presente e contribuindo para o tratamento e melhor qualidade de vida.

Por meio do projeto Família em Foco, reuniões que ocorrerão mensalmente entre familiares e equipe, espera-se promover reflexões sobre temáticas de extrema relevância para o tratamento, como o ganho interdialítico, a importância do autocuidado, ansiedade, entre outros temas. Os familiares estão convidados a participar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *