Você já se perguntou quantos profissionais compõem a equipe responsável por uma sessão de hemodiálise? Muitos podem arriscar que o time é formado apenas por médicos e enfermeiros, sendo que, na verdade, para o sucesso do procedimento, a equipe deve ser multidisciplinar e contar com profissionais que atendam a todos os aspectos da vida do paciente, desde sua saúde física a psicológica.

Vamos conhecer quais são esses profissionais e suas funções no tratamento do paciente?

Equipe médica

A equipe médica geralmente é composta pelo nefrologista (médico especialista em doenças do sistema urinário, em especial os relacionados ao rim), cirurgião vascular (responsável pela cirurgia de acesso, como a fístula) e infectologista (responsável pelo controle de higienização do local). O primeiro, principalmente, é quem possui mais contato com o paciente, acompanhando-o em todas as etapas da doença, desde o diagnóstico até o transplante.

Enfermeiros

Os enfermeiros são os profissionais que acompanham as sessões de hemodiálise e observam nos pacientes sinais ou sintomas. Entre suas funções, estão as de reduzir riscos, orientar o paciente, preservar o acesso vascular, monitorar o equilíbrio hidroelétrico, etc.

Fisioterapeutas

A fisioterapia pode proporcionar melhoras significativas na qualidade de vida do paciente. Isso porque as práticas visam relaxamento muscular, prevenção de complicações secundárias, redução de incidência de cãibras e melhora na condição física.

Psicólogos

Já o psicólogo tem como intuito entender o indivíduo. É uma forma de conhecer sua história, seus sentimentos em relação à doença e à vida, entender o contexto em que está inserido. Após o diagnóstico, os pacientes podem se sentir inseguros, pessimistas ou ansiosos em relação ao tratamento, e ter um apoio é realmente fundamental para a continuidade.

Serviço Social

As assistentes sociais exercem um serviço que afeta diretamente a vida dos pacientes. Elas são responsáveis por norteá-los e tirar as dúvidas sobre os direitos dos doentes crônicos e seus acompanhantes.

Nutricionista

Pelo fato de um paciente renal necessitar de uma alimentação adequada e balanceada, com baixo teor de potássio, fósforo, sal, etc, a presença do nutricionista na equipe é fundamental. O profissional é responsável pela avaliação nutricional, orientação em relação ao cardápio servido ao paciente e planejamento de uma dieta personalizada às necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *