Copa do Mundo e as festanças de São João são dois temas que estão na boca do povo. Falando desses eventos, impossível não lembrar da deliciosa pipoca, típico acompanhamento para jogos e festa juninas. Pensando nisso, a equipe de nutrição aqui do Instituto de Nefrologia de Brasília (INEB) dá dicas de como preparar uma pipoca saudável.

Feita em casa, com milho in natura, pouco sal e sem adição de gordura, é um petisco benéfico à saúde por ter grande quantidade de antioxidante, ser rica em vitamina A, B e fibras. A dica depreparo é colocar uma porção de milho em um saco de papelão (aqueles usados para embalar pães) e levar ao micro-ondas, sem óleo. A sugestão de tempero é a utilização do “sal de ervas”, onde são usadas ervas desidratadas à gosto: orégano, alecrim, manjericão, cheiro verde (misturar todos os ingredientes e acrescentar o mínimo de sal possível).

A busca por opções variadas, saborosas e saudáveis, sem deixar de atender as orientações nutricionais para a doença renalé constante. Mesmo diante de tantas restrições, além da pipoca podemos utilizar algumas adaptações e receitas do dia a dia tornando-as bastante saborosas. Outras comidinhas saudáveis para petiscar, todas com pouco sal, quantidades reduzidas de fósforo e potássio, além de fornecer boas fontes de proteínas de alto valor biológico: ovos de codorna, bolinha de carne, bolinhos de folhas de brócolis, dadinho de tapioca, chips de batata doce, lembrando que todas as receitas são assadas.

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