Você sabia que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa hoje? E que os pacientes renais crônicos estão no grupo considerado prioritário pelo ministério da saúde? Isso porque todo paciente com doença crônica tem risco mais elevado de contrair gripe. E com o renal crônico não é diferente, por isso, ele deve ser imunizado, explica a médica nefrologista Maya Caetano, do Instituto de Nefrologia de Brasília (Ineb). “Orientamos nossos pacientes renais crônicos procurarem uma unidade de saúde e tomar a vacina”, frisa.
A campanha de vacinação contra a gripe vai até 1º de junho em toda rede pública de saúde. Têm prioridade pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *